14 setembro 2011

CAÇA AO TESOURO! JOSIAS

A Palavra de Deus é preciosa e deve ser obedecida.

2 Reis 22.1-11; Salmo 119.11,16,17; 2 Timóteo 3.16-17









ANTES DE COMEÇAR...


Pegue seu Kit da História, clique aqui,, tesouras e canetas coloridas. Corte um pedaço de fita ou barbante de mais ou menos 25 cm e amarre em volta de uma Bíblia e escoada-a em um lugar de difícil acesso, mas bem visível.
Estenda a cortina de plástico no chão e espelhe os itens do seu kit à volta e no chão para que as crianças os recolham no momento oportuno. Elas também vão fazer uma caça ao tesouro da Palavra de Deus; sairão em busca da Bíblia que está amarrada com a fita ou barbante. Esta lição ajudará as crianças compreender que a Palavra de Deus deve ser respeitada, honrada, aprendida e obedecida. (Nota: se você tem acesso a diferentes versões da Bíblia, especialmente as mais antigas, traga-as para que as crianças possam examiná-las. Comparem as diferenças e semelhanças.)

CONTAR A HISTÓRIA






Coloque a cortina no chão e espalhe os itens de seu kit sobre ela e no chão. Não esqueça de esconder previamente a Bíblia amarrada com a fita ou barbante. Junte as crianças e pergunte:

Qual é seu livro favorito? Por quê?

Diga: Vocês sabiam que um dos melhores presentes que nos foi dado é um livro? Isso mesmo! Deus nos deu um livro precioso chamado Bíblia - a Sua Palavra. Mas nem sempre a Bíblia existiu em forma de livro como nós conhecemos. Há muito, muito tempo, a Palavra de Deus era escrita em rolos de papiro e guardado no templo. Nós não pensaríamos nunca que um presente tão precioso assim pudesse ficar esquecido ou perdido num canto qualquer. Mas foi exatamente o que aconteceu há muito tempo . Vamos ouvir uma história interessante sobre um jovem rei e precioso livro que encontrou. Vocês podem me ajudar a conta a história s e seguirem as instruções que vou dar. Então, escutem com cuidado!
O rei Josias era um apenas um menino, mas amava a Deus de montão! Josias honrava a Deus e queria aprender tudo o que pudesse sobre o Pai celestial para lhe obedecer em tudo, tudo. Apesar de amar e honrar tanto a Deus, Josias vivia triste porque o povo escolhido de Deus não amava nem obedecia mais ao Senhor. Aliás, o templo de Deus estava cheio de coisas velhas espalhadas por todos os cantos, e precisava de reparos. Quando Josias ficou mais velho, deu uma ordem para que o templo de Deus fosse limpo r reformado. Vamos fazer de conta que isto aqui é o templo e ajudar a limpar tudo. Passem de mão em mão os objetos que estão espalhados por aqui para que possamos guardá-los no Kit de História.
Dê  tempo para que as crianças recolham os objetos, passando-os aos colegar até que tudo seja colocado na caixa. Quando tudo estiver guardado, mande que se cumprimentem (Batendo as mãos num "toca aqui") pelo serviço completado; então continue: Durante a limpeza do templo, os homens de Josias encontraram um tesouro precioso amarrado com um barbante. Vamos ver se vocês descobrem aqui na sala um tesouro que está escondido e amarrado também. Quando o encontrarem, tragam-no até nosso templo de cortina de plástico.
Quando a Bíblia estiver no centro da cortina, coloque as crianças sentadas ao redor e diga: Os servos do rei Josias encontraram o mais poderoso e importante presente que Deus já nos deu, depois de Jesus! Quando o rei Josias desembrulhou o rolo, descobriu que era a  Palavra de Deus! O povo não estava lendo e obedecendo à Palavra de Deus durante todo esse tempo porque o rolo tinha sido perdido. O rei Josias queria que o povo soubesse o que a Palavra de Deus dizia e por isso a leu para todos ouvirem. Em seguida, ele e todo o povo fizeram uma promessa a respeito da Palavra de Deus: prometeram estudá-la para saber o que diz, recitá-la e também obedecer sempre aos mandamentos dela! Nós podemos fazer o mesmo! Vamos pesquisar mais sobre a Palavra de Deus,  para saber porque este livro é o melhor presente que podemos receber e por que devemos aprender o que diz, repetir suas palavras e obedecer-lhe para sempre.


PARA SEMPRE NA MEMÓRIA

Desamarre a fita da Bíblia. Forme três grupos com as crianças e encarregue cada um de ler um versículo: Salmo 19.14; 119.16 e 119.17. As crianças terão de decidir se os versículos se referem a aprender, repetir  ou obedecer sempre o que a Bíblia diz.
Peça que cada grupo leia seu texto e conte a rodos o que aprenderam sobre a Palavra de Deus. Diga: A Palavra de Deus nos ensina que para agradarmos a Deus, precisamos aprender, repetir e usar sua Palavra, sempre obedecendo ao que diz.
Dessa forma, viveremos como Deus deseja. O que a Palavra de Deus pode fazer por nós quando a estudamos e obedecemos? Vamos descobrir!

Leia em voz alta: Salmo 119.9, 11 e 74; 2Timóteo 3.16-17. Pergunte:

Por que estudar e conhecer a Palavra de Deus nos ajuda a obedecer-lhes? 
Porque a Palavra de Deus é um bom modelo para seguirmos?
De que forma a leitura da Bíblia pode nos ajudar todos os dias?
Como você pode agradecer a Deus durante esta semana por sua Palavra?

Diga: Josias sabia que a Palavra de Deus deve ser respeitada, honrada e obedecida. Sabemos que agradamos a deus quando a lemos e obedecemos. Termine cantando sobre a Bíblia. Escreva as letra que formam  a palavra B-Í-B-L-I-A em cartões para que as crianças menores os mostrem enquanto todos cantam " B-Í-B-L-I-A, é o livro de meu Deus..."


DIVERSÃO EXTRA


Transforme a Bíblia em um trabalho manual atraente. Molhe em anilina as beiradas de folhas de papel toalha dobradas para que fique com aparência de tintura torcida. Abra o papel toalha e deixe-o secar. Peça para as crianças escolherem um versículo favorito do Salmo 119. Escreva o versículo em quadradinhos de papel colorido e cole-os no centro da toalha de papel.

Fonte: 12ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.








DETALHES dos fantoches de Josias  clique aqui














Estes lindos visuais estão no site http://www.abvisualeditora.com/


Mais VISUAIS de Josias clique aqui


HORA DA ATIVIDADE:








HORA DA LEMBRANCINHA:





Fiz esse rolo para simbolizar o rolo de papiro que era usado antigamente. Fiz com papel laminado dourado. Cortei um palito de algodão doce em duas partes iguais e colei as bordas no papel laminado e fechei com um  barbante colorido.



 CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR!



4 comentários:

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL