22 agosto 2011

FESTA DOS TABERNÁCULOS

Agradeçam a Deus por todas as coisas!                                            Levítico 23.40-43; Salmo 35.18; 69.30; 1 Tessalonicenses 5.18

ANTES DE COMEÇAR...


Pegue seu Kit da História clique aqui . Como está é uma das histórias da série Legal Demais!, você vai precisar de material extra: fita crepe, pão branco, mel, aveia, passas e tâmaras ou damascos secos e picados. Na apresentação desta história bíblia sobre a Festa dos Tabernáculos (ou Tendas), as crianças irão celebrar dentro de uma barraca montada com cortina de plástico de seu kit. Para armá-la, use a fita crepe para segurar duas pontas da cortina na parede de um canto da sala. A cortina deve dicar a 1,5m, mais ou menos, do chão. Arme a maior barraca possível; prenda as outras pontas em cadeiras bem firmes. As crianças se sentarão dentro da tenda para se divertir na festa e descobrir como o povo de Deus agradecia por seus cuidados, e como podemos demonstrar-lhe nossa gratidão hoje em dia. Você vai servir pão, onde as crianças passarão mel, usando as colheres de plástico do kit. (Para que o mel não escorra tanto, misture-o com um pouco de manteiga.) Providencie um saquinhos com passas; outros com tâmaras ou damascos secos, e outro com algum tipo de cereal para simbolizar os grãos trazidos para a festa "a época do Antigo Testamento. Esta é uma excelente história para ser contada num culto de ação de graças.

CONTAR A HISTÓRIA



Confira se a barraca está armada corretamente e se os saquinhos com as passas e aveia estão prontos para o lanche. Arrume os pratinhos de papel, pão e a vasilha com o mel em um lugar apropriado dentro da barraca.
Reúna as crianças dentro da tenda e diga: Bem-vindos ! Hoje temos uma festa especial onde vamos comemorar e aprender. É chamada de Festa dos Tabernáculos ou Tendas. Era uma das festas favoritas do povo de Deus na época do Antigo Testamentos. Essa festa foi ordenada por Deus como uma das maneiras de seu povo agradecer-Lhe pelas bençãos recebidas na época da colheita. Lembre-se de que naquela época não existiam supermercados nem armazéns onde pessoas pudessem comprar mantimentos; elas tinha que trabalhar duro plantando e colhendo o que precisavam para comer. As pessoas dependiam da graça e cuidado de Deus, que lhes dava o alimento necessário para viver. Vamos entrar em nossa tenda e aprender um pouco mais sobre essa festa especial, e compartilhar bons momentos, amigos, comida boa e muita gratidão a Deus!
Ajude as crianças a se acomodarem na barraca. Você pode colocá-las sentadas em círculo. Depois que todos estiverem acomodados, diga: Deus chamou Moisés e lhe deu instruções para organizar a Festa dos Tabernáculos ou das Tendas. O Senhor disse que as pessoas deveriam comemorar com uma festa de gratidão durante sete dias. Nesse período, deveriam morar em barracas para se lembrarem da época que Deus tirou seu povo da escravidão do Egito e do tempo em que moraram em barracas no deserto. Deus queria que seu povo se lembrasse das bençãos recebidas e comemorasse com uma festa de gratidão.
Distribua os pratinhos de papel e as colheres. Continue: As pessoas gostavam muito dessa festa porque não precisavam trabalhar  e podiam passar o tempo agradecendo a Deus e participando da comemoração toda! Deus disse que todos deveriam trazer frutas como tâmaras para comer. As pessoas louvavam e agradeciam a Deus pelas frutas suculentas que Ele lhes dava para comer durante o ano inteiro.
Distribua os saquinhos com passas e frutas secas. Instrua as crianças a colocarem uma colherada de cada item nos pratinhos. As pessoas também se serviam de grãos e pão. Agradeciam a Deus pela alimentação básica diária. Sirva a aveia e o pão. Faça cada criança pegar uma fatia de pão e uma colherada de cereal. Diga: Eles também colhiam mel e agradeciam a Deus porque se lembravam da sua doce bondade. Passe mel para que cada criança pegue uma colherada para colocar no pão.
Diga: O povo tinha uma festa muito legal para celebrar as benção de Deus. Mas antes de comer, com certeza faziam algo muito especial. O que vocês acham que era? Agradeciam a Deus com suas orações! Nós também vamos fazer isso. Convide várias crianças para orar agradecendo as bençãos de Deus em nossa vida diária. Depois, peça a todos na tenda que citem uma benção pela qual querem agradecer de modo especial a Deus. Termine com um "amém" coletivo.
Convide as crianças a desfrutar do que foi servido e conversar sobre as bençãos que Deus nos dá nas diferentes áreas da vida, como alimento, pessoas com quem convivemos, escola e igreja onde aprendemos tanta coisa, e outros aspectos do nosso viver.




PARA SEMPRE NA MEMÓRIA 


Quando as crianças estiverem quase terminando, leia Levítico 23.40-43 em voz alta. 
Diga: Há muito tempo, Deus deu instruções bem específicas sobre como seu povo deveria lhe mostrar gratidão. Pergunte:

O que você acha que Deus sente quando lhe damos graças?
De que formas podemos demonstrar nossa gratidão a Deus por suas bençãos?

Diga:  Há muitas maneiras de dizermos obrigado a Deus. Uma das formas é através da oração. Outra, é tratando com bondade as pessoas que encontramos diariamente. Outra maneira é lendo a Bíblia. Vamos ber o que a Palavra de Deus fala sobre agradecimento. Peça para alguns voluntários lerem em voz alta Salmo 35.18; 69.30; 100.4; 106.1 e 1 Tessalonicenses 5.18. Depois pergunte:

Por que é importante agradecer a Deus por todas as coisas e não somente pelo alimento?
Por que o coração cheio de gratidão demonstra nosso amor a Deus?
Cite um meio pelo qual você pode agradecer a Deus hoje por alguma coisa que Ele fez.

Peça para as crianças citarem um jeito de agradecerem a Deus hoje por seu amor e ricas bençãos. Depois diga: Outro mode de agradecer a Deus é cantando. Vamos agradecer ao Senhor hoje e todos os dias porque podemos desfrutar de sua bondade, amor, ajuda e tantas bençãos!
Termine cantando "Este é o dia que o Senhor criou", ou outras canções alegres e conhecidas que louvam e agradecem a Deus.


DIVERSÃO EXTRA  



Faça um cone de cartolina para as crianças. Corte um retângulo grande de cartolina marrom ou amarela, forme um cone e cole a fita adesiva, deixando bem firme.
Mande que as crianças desenhem e recortem diferentes frutas de papel, onde escreverão seus motivos de gratidão, completando a frase: "Querido Deus, agradeço por _____________ todos os dias". Peça que as crianças coloque suas "frutas de gratidão no cone. Durante as próximas aulas, tire algumas frutas do cone, leia os agradecimentos para a classe e ore agradecendo a Deus por suas bençãos. 




Fonte: 8ª aula -  Mexa-se, que lá vem história  - VIDA NOVA.




Ah, que idéia maravilhosa! A cabana feita de jornal! Extraído do blog http://miriangalli.blogspot.com/2008/11/cabana-de-jornal.html , clique e veja o passo a passo.




HORA DA ATIVIDADE:






HORA DA LEMBRANCINHA


Você pode colocar as frutas com agradecimento dentro dessas lindas bolsinhas! AMEI!

Mais IDÉIAS DE FRUTAS clique aqui

9 comentários:

  1. Oi Alê!
    A paz do Senhor!
    Lindo demais!
    Que Deus continue lhe abençoando, pois
    fui abençoada ao ver essas ideias!
    Beijos carinhosos,
    Daniele Mélo

    ResponderExcluir
  2. Amém Daniele! A Paz do Senhor!
    Fico muito feliz com seu recado tão carinhoso!
    Que o Senhor continue te abençoando.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Tia Alê, seu blog estás endo uma benção para o meu trabalho com as crianças. As dicas são sempre úteis. Deus abençoe seu trabalho, pois ajuda muito o nosso!
    Lucinéia Batagin - Igreja Presbiteriana Independente - Sorocaba/sp

    ResponderExcluir
  4. Amei.....Deus abençoe...vc certamente vai me ajudar muito...tenho celula de crianças e tb. trabalho com as crianças da igreja na idade de 3 a 6 anos...obrigada por tanta postagens onde posso copiar e usar com minhas crianças...minha não nossas....hehehe.....Bj

    ResponderExcluir
  5. Amém Lucinéia!!!
    Fico muito feliz que goste e use as dicas do blog. Mas não esqueça de tirar foto do que faz daqui e me mandar.
    Deus continue abençoando.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  6. Amém Silvana!!!
    Glória a Deus por isso!!! Deus é fiel!!!
    Fico muito contente com seu recado. Tire fotos e me mande.
    Beijos no coração.
    Bençãos do Senhor.

    ResponderExcluir
  7. A paz do senhor sempre olho as idéias do seu blog são muito boas, quero saber se tem os moldes das duas Lembrancinhas. Que o senhor te abençoe cada dia mais espero sua resposta.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL