20 maio 2010

PARÁBOLA - O SEMEADOR

   Bom dia!!!   Mais uma história que Jesus contou!!!

Párabola quer dizer uma história que traz uma lição para as nossa vidas.


HORA DA HISTÓRIA - PARÁBOLA DO SEMEADOR


Ler: Mateus 13.1 a 8 e 18 a 23. (Abra sua Bíblia e diga que essa história está dentro da Bíblia e aconteceu de verdade há muito tempo atrás. As crianças precisam saber de onde vem a história e que elas são reais.)

Versículo para DECORAR : " Guardo a Tua Palavra no meu coração..." (Sl 119.11)

APLICAÇÕES: Você deve ser a terra boa; deve ouvir e obedecer a Palavra de Deus. Você deve dar muitos frutos: ajudar as pessoas, fazer o bem, ser amigo de todos.

Jesus contou esta história:

Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho. E os passarinhos comeram tudo.
Outras sementes cairam num lugar onde havia pedras. As sementes brotaram e aparecendo o sol, queimou as plantinhas.
Outras caíram no meio dos espinhos. Eles cresceram e abafaram as plantas.
Mas as sementes que caíram em terra boa cresceram fortes e produziram muitos frutos.

Jesus explicou que a semente é a Palavra de Deus e as pessoas são a terra.

Quando elas ouvem a palavra de Deus é como se a semente estivesse caindo em seu coração. Ela ouve com atenção, mas então vem o diabo e rouba a palavra de seu coração.  Por exemplo, você ouviu alguém pregar que Jesus é o seu Salvador, que Ele te ama e quer te perdoar, mas de repente vem um pensamento na sua mente assim: “Ah, isso não é verdade! Eu já sou feliz não preciso de um Salvador!” Se você der ouvido a esse pensamento estará deixando que o diabo roube a palavra do seu coração. Quando ouvimos algo da parte de Deus devemos crer e não deixar que pensamentos contrários venham nos fazer duvidar.

As que caíram em meio às pedras são as pessoas que ouvem a Palavra com alegria e crêem por isso a semente começa a brotar,  mas a terra de seu coração é pobre, não tem água nem nutrientes. A água é também a Palavra de Deus, se alguém não lê a Bíblia, a terra de seu coração é seca, se não
vem á escola dominical, não ora, e não consagra sua vida a Deus, a terra de seu coração é também pobre em nutrientes, quando escuta uma palavra de vitória, por exemplo, ela crê por um tempo, mas quando vem
o sol dos problemas, ela desiste de sua fé, e deixa de crer.

As que caíram em meio a espinhos são as pessoas que ouvem e recebem a palavra, mas as preocupações e os prazeres da vida são pra ela mais importantes, por isso são como espinhos que sufocam a palavra de
Deus. Por exemplo, você ouviu que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira você pensa: “ah, se eu falar a verdade, não irei conseguir o que desejo”, se você der ouvidos a esse pensamento estará deixando que os espinhos da vida sufoquem a palavra que você recebeu.

 Mas ainda bem que há pessoas com o coração como terra boa. Elas ouvem a palavra com alegria e não deixam que o inimigo venha roubá-la, a terra de seu coração é fértil, ele lê a Bíblia e tem uma vida de comunhão com Deus não permitindo que nada ocupe o lugar da palavra de Deus em seu coração. Sendo assim, a semente brota e produz; muitos frutos e através da sua vida e do seu testemunho ele mostra as bênçãos que recebeu da parte de Deus.

Que tipo de terra você quer ser?
                         
          Clique nas imagens para aumentar (+)


Abaixo detalhes do cenário.







Esses foram os que eu fiz para minha aula:


 Clique nas imagens para aumentar (+)
   







Você pode também usar yakult para fazer o passarinho. Mais modelos com yakult clique aqui.









Fiz esse cacto de EVA e coloquei palitos de dentes para parecer com os espinhos. Mais modelos clique aqui.





Esse verde no chão, é papel para embrulhar bala de coco. :)
Usei no chão papel pardo, e as sementes foram milho para pipoca.





HORA DA ATIVIDADE:

 Clique nas imagens para aumentar (+)





Fonte: CPAD

HORA DA LEMBRANCINHA:
 Clique nas imagens para aumentar (+)






  Comprei potes para sorvetes de plásticos em forma de coração, comprei terra e feijões. Fiz esses pregadores para as crianças levaram junto com o pote. Elas mesmas plantaram 4 feijões em cada pote. Não precisa afundar a terra, não deixe a terra com muita água, mas tem que colocar água todos os dias. Em 1 semana ela começa a nascer!!! Dê a criança e explique que ela é uma terra boa, e que essa semente é a Palavra de Deus. :)


Fiz esse chapeuzinho de palha com confetes. DETALHES clique aqui

Fiz em outra aula este vasinho para as crianças com confete dentro. DETALHES clique aqui

MODELOS DE PRENDEDORES clique aqui


Outra maneira de contar essa história clique aqui

VÍDEO da música dessa história da Aline Barros.




Tudo sobre a Parábola do Semeador , clique aqui. 




Mais parábolas, clique aqui. 


33 comentários:

  1. lindo trabalho fiquei encantada.trabalho com crianças na assembleia de Deus tambem e conhecer esse blog foi uma bençã

    ResponderExcluir
  2. Que bom Evangela,
    Fico muito feliz com isso.
    Deus continue te abençoando.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã fico maravilhada com a diversidade de dons que o nosso Deus distribui em favor do seu reino, trabalhei há mais ou menos 17 anos com crianças,exceto no período da faculdade, infelizmente hoje estou fora desta obra, mas meu coração não está. Deus te abençoe grandemente pela sua liberalidade, pois quantos vezes preguei esta mensagem sem nenhum recursos, nem financeiro, muito menos reconhecimento do valor desta obra. Meu coração se comoveu quando vi sua dedicação isto é um refrigério para minha alma de que ainda muitos amam estes meninos. Continue firme, não se deixe abalar por nenhuma tempestade. Estou firme com Cristo,estarei divulgando este blog maravilhosos para alguns professores de crianças que conheço. A paz de Cristo. bjos

    ResponderExcluir
  4. Andei pesquisando e achei sua aulinha maravilhosa, Deus abeçoe seu talendo!

    ResponderExcluir
  5. oi paz do senhor tia ale muito bom seu trabalho de evangelizaçao . creio que muitas almas sera ganha para jesus atravez desse trabalho maravilhoso .

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Cristo Elineide,
    Apesar de demorar para responder, eu já tinha lido seu recado, e me emociono toda vez que leio.
    Para mim, é de grande alegria pessoas como você mandar recados para mim. Realmente, há dias que a tempestade é tão grande, que chego a pensar em parar, mas sei que o Senhor ainda me quer cuidando dos pequenos.
    Eu sei bem o que é trabalhar sem recursos, sem nada... não é fácil! Mas o Senhor sempre nos dá graça.
    Que o Senhor a recompense por tudo que fez pelas crianças.
    Beijos no coração.
    Obrigada pelo carinho e por esse recado tão edificante.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todas pelo carinho.
    Fico feliz que gostem do blog.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  8. oi, sou Ivanizia, moro no Rio Grande Do Norte,sempre que preciso de uma mãozinha, pesquiso seu blog tia Alê,e sou grandemente abençoada. parabén por semear a palavra de DEUS.A paz do SENHOR.

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor!
    Glória a Deus por isso Ivanizia. Este é o único intuito do blog, ajudar aos evangelizadores.
    Obrigada pelo carinho.
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns seu blog é muito lindo e as historias muito boas...Deus abençoe

    ResponderExcluir
  11. Amém querida!
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  12. Amei, que DEUS continue te Iluminando !!!
    Thalita

    ResponderExcluir
  13. Amei,Deus te abençoe sempre.Helba

    ResponderExcluir
  14. A paz do Senhor tia Alê, amei os seus trabalhos e a sua dedicação pela vida dos pequeninos do Senhor, que Deus continue te enchendo de graça e sabedoria, pois seu blog me ajudou muito,e tenha certeza amada do Senhor que o seu trabalho não é em vão e que você
    terá o seu galardão e que Deus te dará em dobro tudo o que você tem feito pela obra dele, e que Ele continue te abençoando. rosineia

    ResponderExcluir
  15. Amém!!! Obrigada pelo carinho Helba e Thalita, fico feliz que gostaram!
    Deus abençoe. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Amém Rosineia!!! A PAz do Senhor.
    Obrigada por esse recado tão gentil, tão carinhoso.
    Fico feliz que o blog tem te ajudado. Deus é maravilhoso.
    Beijos no coração. Bençãos do Senhor sobre sua vida.

    ResponderExcluir
  17. Muito Boa,só tem uma coisa, com tudo o respeito a este site. Acho que deveriam quebrar ( Acho não, DEVEM) esse protocolo de especificar os tipos de professores. Como vc colocou no começo, "Bom Dia, QUERIDAS TIAS", tudo bem, mas isso só faz PREJUDICAR e criar uma ideia de que somente Mulheres podem dar aula para crianças na igreja. Eu sou Professor e sei muito bem a dificuldade de trabalhar no ministério Infantil, devido o fato de ser Homem, isso já faz com que os Pais fiquem com receio de deixar suas crianças na sala. Então, POR FAVOR vamos QUEBRAR ISSO.

    ResponderExcluir
  18. Olá Leandro, a Paz do Senhor!
    Você está certíssimo. Me perdoa?!
    Meu marido também é professor de crianças.
    É muito preconceito falar apenas para as tias.
    Não ocorrerá mais.
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  19. Oi Tia Alê, a paz!

    Tenho que fazer uma peça na igreja, nunca fiz peça, estou começando agora como professora no Ministêrio infantil, gostaria de algumas idéias, pensei em um cenário, e algumas crianças vestidas de florzinhas, um de semeador, o outro de solzinho, outro de passarinho. Você poderia me ajudar? A minha maior dúvida é como fazer as máscaras e o cenário.
    Meu e-mail: varoa.lia@ig.com.br

    Abs

    Eliane

    ResponderExcluir
  20. Vai me ajudar bastante na reflexão que estou preparando pras crianças da minha congregação...

    ResponderExcluir
  21. Olá Eliane, a Paz!
    No DVD da Aline Barros que tem uma música do Semeador, tenho certeza que lá encontrará ideias para as fantasias.
    Deus abençoe. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Que benção Emilyne.
    Deus abençoe grandemente você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Ola vou fazer um culto infantil em fevereiro 2014 com o tema semeador( sementinha da fé) seu bog me ajudou muito, por favor se tiver mais alguma dica nesse tema entra em contado comigo, muito obrigada Isolda.
    isoldalopes@live.com

    ResponderExcluir
  24. Oi
    Amei seu blog e a ideia da lembrancinha,
    fiz com os meus, eles gostaram bastante.
    Deus te abençoe e obrigada por postar está ideia.
    Cheila
    abraço

    ResponderExcluir
  25. Amém! Obrigada pelo carinho de vocês.
    Deus continue abençoando cada uma.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom seu jeitinho de ensinar, estou sempre pesquisando sobre como posso melhorar meus ensinamentos com minhas crianças, e fico feliz que neste blog tem sempre boas ideias. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  27. Amei seu jeitinho de ensinar, que bom que aqui no seu blog encontramos ótimas dicas para nos ajudar neste ministério abençoado.

    ResponderExcluir
  28. Amei seu jeitinho de ensinar, que bom que aqui no seu blog encontramos ótimas dicas para nos ajudar neste ministério abençoado.

    ResponderExcluir
  29. Ola ...Deus abencoe seu ministerio e a disposicao em trabalhar no reino de Deus...

    ResponderExcluir
  30. Amém a todos e obrigada pelo carinho.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  31. olá paz e graça minha querida!
    meu nome é Janice sou da bahia, fiquei encantada com seu trabalho.continue nessa tua força que o senhor vai multiplicar com alegria os seus frutos.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL